Avançar para o conteúdo

Redes Sem Fios

  • por

Redes Sem Fios

Notícias e artigos relacionados com Redes Sem Fios


Uma rede sem fios (Wireless Network) é uma infraestrutura de comunicações sem fios que permite a transmissão de dados e informações sem a necessidade do uso de cabos, sejam eles telefónicos, coaxiais ou ópticos. Isso é possível graças ao uso, por exemplo, de equipamentos de radiofrequência (comunicações via ondas de rádio) ou de comunicações via infravermelhos (como em dispositivos compatíveis com IrDA). Esta infraestrutura tecnológica inclui desde o uso de transceptores de rádio (como walkie-talkies) até satélites artificiais no espaço sideral. O uso mais comum é feito em redes de computadores, servindo como meio de acesso à internet através de locais remotos como um escritório, um bar, um aeroporto, um parque, em casa, etc.

Uma rede pessoal sem fios (Wireless Personal Area Network ou WPAN) é normalmente utilizada para interligar dispositivos electrónicos fisicamente próximos, os quais não se quer que sejam detectados à distância. Este tipo de rede é ideal para eliminar os cabos usualmente utilizados para ligar teclados, impressoras, telemóveis, agendas electrónicas, computadores portáteis, câmeras fotográficas digitais, ratos e outros. Nos equipamentos mais recentes é utilizado o padrão Bluetooth para estabelecer estas comunicações, mas também os raios infravermelhos (semelhante aos utilizados nos comandos remotos das televisões). As LAN (Local Area Network) e WLAN (Wireless Local Area Network) são redes locais que usam ondas de rádio para estabelecerem uma conexão à Internet ou dentro de uma rede, ao contrário das redes fixas ADSL ou TV-Cabo, que por norma usam cabos.

O Bluetooth consiste numa pequena rede, chamada piconet, que funciona até uma distancia de 10m e opera na faixa dos 2.4 GHz, com uma largura de banda de 1Mbps. A Ronja é uma tecnologia livre e aberta para a comunicação sem fio ponto-a-ponto por meio de luz do espectro visível ou infravermelhos através do ar. O Wi-fi é um tipo de rede sem fios que comunica por meio de ondas de rádio e permite conexões à internet ou transmissão de dados entre dispositivos, o Wi-fi é a rede sem fios mais utilizada no mundo, pois utiliza vários tipos de criptografia (WPA/WPA2, WPA-PSK/WPA2-PSK ou WEP) que garantem uma boa segurança para as redes. O Wi-fi poder ter um alcance muito grande, mas isso vai depender do aparelho transmissor, hoje em dia o Wi-fi funciona em duas frequências padrão, em 2.4 GHz e 5.1 GHz.

As Redes Móveis surgiram depois, devido à miniaturização dos dispositivos que estabelecem a conectividade das redes sem fios, actualmente já é possível que qualquer dispositivo seja transportado e utilizado normalmente durante o dia a dia, permitindo a transmissão de dados, voz e vídeo. As redes móveis englobam padrões de comunicação, hardware, software e infra-estruturas de distribuição, bem como protocolos, formatos de dados e tecnologias específicas. O hardware inclui dispositivos ou os componentes dos dispositivos, enquanto o software designa as características e requisitos das aplicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *